Shiatsu

O Shiatsu, (pressoterapia) é um recurso da medicina oriental que consiste na pressão e manipulação dos pontos de áreas sensíveis do corpo, assim como na movimentação das articulações.
No Brasil a injustiça é cometida, talvez inconscientemente quando se esquece do grande valor do Shiatsu no âmbito terapêutico oriental.

A acupuntura amoxa terapia e a dietética são mais conhecidas no Brasil, a falta de conhecimento técnico é certamente a causa associada a preconceitos sem justificativas. Esse comportamento se deve a fatores diversos como: porque a utilização do Shiatsu requer maior esforço físico e perícia com as mãos exigindo praticamente muitos anos de experiência e dedicação.

Para o leigo em geral a prática do Shiatsu pode ser confudido com a massagem oriental, o Doin, a reflexologia e a anma, mas as diferenças são grandes, no Shiatsu a formação acadêmica profissional requer conhecimentos profundos de anatomia, fisiologia, sineciologia, semiologia e etc e perfeito domínio de suas técnicas. Visa a estimulação ou sedação dos meridianos, ponto e áreas sensíveis do corpo que pode corrigir disfunções orgânicas e combater sintomas em busca da omeostase energética; é conhecida como acupuntura manual.
Conceito: A massagem Shiatsu é um milenar método tradicional de fortalecimento. Seus princípios estão baseados nas imutáveis leis que governam a ordem desse universo. O homem é a manifestação das forças do céu e da terra, assimilando e aplicando essas leis mantemos nossa harmonia e saúde.

Initerruptamente estamos recebendo vibrações do mundo infinito, tais figurações chamadas Ki (energia eletromagnética) são captadas por dezenas de minúsculos pontos de nosso corpo, distribuídas através de linhas chamadas meridianos sobre a pele. O fluxo contínuo dessa energia é que mantém a saúde, quando esse fluxo é bloqueado, ao comermos e bebermos erradamente, os órgãos respondem negativamente, começam a ter mal funcionamento e os pontos localizados na pele tornam-se sensíveis e dolorosos antes mesmo dos órgãos doerem. Os meridianos, 14 ao todo, formado pelas duas forças originais do céu e da terra, são chamados meridianos diretriz ou sistema nervoso, parte de trás espinha e meridiano controlador ou vaso de concepção parte da frente central.

Eles correm da base da espinha até a boca onde sobre forma de uma espiral interna descem descrevendo uma semi curva e cruzam-se num ponto três dedos abaixo do umbigo hara, o centro físico do corpo os outros 12 meridianos correspondem as 12 constelações galácticas, 10 dos quais representam os órgãos principais e os outros dois chamados triplo aquecedor e controlador do coração ou sexo circulação controlam a energia térmica e o calor do corpo ainda supervisionam os órgãos e regulam seus resultados. Os meridianos são influenciados principalmente na periferia do corpo nos pés e nas mãos ocorre isto porque é aí que o fluxo Ki está se polarizando saindo e entrando estímulos destes podem influenciar o corpo inteiro.

Shiatsu literalmente significa pressão dos dedos (shi = dedo; atsu = pressão) uma das quatro técnicas da acupuntura as outras são as agulhas amoxa e doin é uma maneira fácil e segura de melhorar e conservar a saúde, entretanto, é ainda um tratamento sintomático caso seja feito isoladamente sem comer e beber segundo uma dieta natural e equilibrada macrobiótica.

Se cada um mantém um padrão ordenado de alimentação e ativo tanto físico como mentalmente, então o Shiatsu torna-se um método eficiente para proporcionar uma rápida recuperação e ajuda as pessoas a se conservarem claras e alertas. Shiatsu não é apenas um remédio paliativo na medida em que há perfeita harmonização mental e respiratória entre o terapeuta e o paciente, ele estimula a produção de energia afim de prevenir doenças.

O Shiatsu é praticado em várias faculdades no Japão, existindo a escola japonesa de Shiatsu e a escola Kooll de medicina oriental cujo diretor é o doutor Yoko Yarma Ryon, um dos maiores expoentes desta técnica milenar que muito contribuiu para seu desenvolvimento através de estudos e pesquisas.